Todo mundo sabe que o hábito da leitura é um dos mais importantes. É um lugar comum associar pessoas que lêm à inteligência e à cultura, e não deixa de ser verdade.
É verdade também que a maioria de nós tem grande dificuldade de implementar esse bom hábito, seja em nossas casas, seja em nossa vida pessoal.
É triste dizer, mas a maioria das pessoas hoje em dia não consegue manter a leitura constante de qualquer obra. Raras são as pessoas que conseguem ler ao menos um único livro por mês.
Inimigos do hábito da Leitura:
- Velocidade de Informação: estamos acostumados a receber um fluxo muito grande de informação e pouco acostumados a processá-la. O livro, por mais enriquecedor que seja, acaba sendo lento demais.
- Mau hábito de Hiperestímulo: estamos acostumados a coisas que exigem muito pouco da nossa imaginação e inteligência e que nos fornecem uma quantidade absurda de estímulos. O livro, por mais nobre que seja, estimula pouco os sentidos e exige muito da alma.
- Dificuldade de Linguagem: temos nos acostumado há algum tempo à linguagem vulgar e falada ao invés da culta e escrita. O livro exige demais da nossa linguagem.
- Faixa de atenção curta: a média de tempo que as pessoas conseguem sustentar sua atenção baixou de horas para minutos e, hoje, para segundos! O livro leva tempo demais para chegar na “parte boa”.
- Futilidade comercial: somos educados pelo marketing a não pensar demais, não meditar, não digerir informações. Só consumir! O livro não é lucrativo. Ele demora muito para ser consumido e dura demais. Leva as pessoas a pensarem e as torna mais espertas.
Eu estava tentando evitar o tópico, mas acho que fica bastante óbvio, quando vemos os motivos, que temos muito o que condenar no abuso do uso de telas na cultura atual.
Mesmo assim, percebo que existe um feliz movimento surgindo que tenta ressuscitar esse bom hábito, embora enfrente grande desafio.
Quero contribuir com este bom propósito deixando para você algumas dicas que podem te ajudar a introduzir a leitura em sua casa e em seu cotidiano.
Dica 1: Separar um espaço

A nossa psique funciona grandemente pelo costume e pelo hábito. Quando estamos acostumados a realizar certa atividade em determinado lugar, com determinado ambiente, nosso psicológico já começa a entrar no “modus operandi” da coisa assim que pisamos no espaço. Por essa razão, é uma péssima ideia estudar ou ler na cama, jogado no sofá, na mesa da cozinha.
Por quê? Porque seu corpo está acostumado a fazer outras coisas nesses lugares. Já te aconteceu de deitar na cama para estudar e acordar três horas depois com o livro na cara?
Pois é, você sabotou sua psique para essa atividade. É como se ela olhasse pra você e perguntasse: “Ok, vamos trabalhar ou descansar?” Sem saber o que fazer, ela falha em ambos: quando tenta estudar, fica sonolenta. Quando tenta dormir, fica processando mil pensamentos. Solução: Separe os ambientes!
“Ah, professor, mas eu tenho uma casa muito pequena!” Não tem problema! Separe uma mesinha de canto e uma cadeira para ser seu lugar de leitura. Não precisa de mais de 1m²! Mas separe.
Coloque uma boa lâmpada nesse lugar separado. Boa iluminação é muito importante e vai te poupar muito dinheiro em oftalmologistas. Mantenha o lugar arrumado e prepare os livros que vai ler com antecedência, separando-os em cima da mesa.
Eu garanto para você: basta sentar nesse lugar separado e você já vai começar a entrar no “clima de leitura”.
Dica 2: Separar um tempo
Aquilo que não tem lugar no tempo está fadado a nunca acontecer.
Se você relega sua leitura a um “quando der”, já te adianto: não vai dar nunca!
Solução: separe um horário sagrado de leitura e estudo. Não precisa ser um tempo enorme (a não ser que sua vocação exija leitura diretamente, pois, neste caso, o tempo deve ser no mínimo 2h ao dia), basta meia hora por dia, ou quatro por semana.
Garanto, com 4h de leitura por semana você consegue ler um livro inteiro a cada mês!
O que você diria de ter lido 12 livros em um ano?
Bom, não? Mas, para isso, é preciso colocar a leitura no seu cronograma. É necessário colocar uma hora específica: 14h da tarde de sexta! 6h da manhã de segunda! Você escolhe conforme seus horários, mas tem que escolher!
Quando sua leitura tiver hora e lugar, ela vai começar a acontecer.
Dica 3: Montar uma Biblioteca

Calma! Não estou dizendo que você precisa comprar centenas de livros de uma vez!
Estou apenas dizendo que, se você tem uma bonita estante com muitas obras fantásticas de literatura ao lado de seu cantinho de estudo, fica bem mais simples para você (ou seus filhos) pegar e ler.
“Ah, professor, mas se eu comprar o livro eu vou ter que ler! “Viu? Já está funcionando!
E, mesmo assim, não se inquiete. Um professor uma vez me disse que uma biblioteca não é apenas um mapa de por onde sua alma passou, mas, antes de tudo, um mapa de para onde ela vai!
Vou te contar um segredo: eu não li todos os livros que estão na minha biblioteca, mas tê-los nela já me fez ler muitos deles.
Uma boa estante de livros é um convite para adentrar outros mundos maravilhosos.
Se quiser, vou deixar um link aqui para você receber no seu e-mail minha lista de recomendações de livros para você ir montando sua biblioteca!
Dica 4: Reduzir as Telas
Como já disse, enquanto a leitura tiver que disputar sua atenção com as telas o tempo inteiro, vai ser difícil ela ganhar muito espaço.
As telas diminuem a faixa de atenção, reduzem a capacidade de processamento e embotam a imaginação.
Quanto mais você conseguir reduzir as telas, especialmente as de entretenimento, mais facilmente você vai começar a desenvolver um hábito de leitura consistente.
Dito isso, mesmo quando for consentir com as telas, dê preferência àquelas mídias que fazem referência à leitura, como bons filmes baseados ou inspirados na literatura, ou canais que falam sobre o assunto.
Se quiser uma sugestão, assista ao vídeo acima.
Dica 5: Conversar sobre o que se lê
Uma forma poderosa de aumentar seu apreço pela leitura é frequentar lugares e círculos onde a literatura seja um assunto frequente nas conversas e convivências.
Além de nos incentivar a ler mais, esses círculos sociais nos ajudam a ver aspectos da obra que nos escaparam e a ter novos insights para levarmos à nossa meditação.
Quando esse ambiente é a própria família, as coisas ficam muito mais interessantes.
Uma família que conversa sobre as leituras na hora das refeições e eutrapelias está dando o melhor incentivo possível à leitura das crianças.
Mas, para que isso aconteça, é indispensável que TODOS na casa leiam! A começar pelos pais.
O que ocorre muitas vezes é que os pais querem que os filhos leiam, mas eles mesmos não se movem tanto!
É razoável desejar que seus filhos vejam valor na leitura quando você não mostra isso com seus atos?
Quando os pais lêm e têm o que falar dos livros, os filhos começam a se interessar.
Dica 6: Prezar o Silêncio
Quando falamos do Silêncio, nos referimos a dois tipos dele.
O primeiro é o silêncio exterior. É bom que, em certos horários do dia, todos na casa saibam que não vai se fazer muito barulho. Sem telas ligadas, sem música alta.
Isso, por si só, já cria um clima excelente para a leitura. Não é à toa que as bibliotecas têm fama de serem quietas.
O segundo tipo de silêncio é o interior. Diminuir um pouco o ruído, assistir menos vídeos e se esforçar para se concentrar em uma atividade de cada vez. Evitar a jactância e o falatório frívolo, especialmente a fofoca. Reduzir a bufonaria e a gozação exagerada.
O Silêncio interior é o fundamento da meditação e a meditação é o fundamento da boa leitura.
Dica 7: Aprender mais sobre o que se lê
Por fim, ajuda muito se nós não nos prendemos ao texto. Quando buscamos descobrir as imagens e contextos da obra, ela fica muito mais rica e interessante.
Um texto se ilumina quando entendemos seu contexto, sua intertextualidade, suas mensagens morais.
A verdade é que um texto é como uma câmara de tesouros com muitas camadas. A camada literal, superficial, é boa, mas de valor limitado, como um monte de bonitos objetos de ferro.
O verdadeiro ouro está nas camadas mais profundas que nós vamos descobrindo ao estudar a obra em fontes exteriores.
Cursos, livros de referência, manuais de literatura, guias de leitura, aulas. Tudo isso vai abrindo para nós os tesouros de um livro, mesmo um que já lemos antes.
E não há erro: quem descobre um tesouro passa a desejar correr atrás de outros
E para te ajudar a aplicar a Literatura de forma efetiva na sua educação e na dos seus filhos, eu criei o evento gratuito A Bússola, que vai acontecer no dia 10/12 às 20:30! Clique no link abaixo e se inscreva hoje!
Escrito por Prof. João Gabriel